TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES IV
No quinto período do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIUBE a matéria de TEC surge de maneira mais dinâmica. Previamente nós, alunos, estávamos acostumados com um aprendizado racional do ensino das tecnologias da construção e, à priore, isso causou um certo estranhamento.
Atividades realizadas:
-
Fichas sistematizadas para apresentar informações sobre diferentes arquitetos, de diferentes épocas (Clássico, Renascimento, Modernismo, Pós-Modernismo e High-Tech) como uma Linha do Tempo;





-
Através da análise desses arquitetos foi possível separar e compreender os sistemas racionais, que se pauta na organização, setorização e padronização, e os sistemas orgânicos que se refere à fluidez, organicidade e crescimento;
-
Assim foi iniciado o trabalho em grupo em que determinávamos "O que é a cidade?" e quais os "Problemas da Cidade", no caso de Uberaba;
-
Após foram dividios temas principais para cada grupo: Mobilidade, Fenômenos Urbanos, Infra-estrutura, Vazios Urbanos e Habitação, no qual esse último foi o tópico direcionado para o meu grupo;
-
Identificou-se, utilizando um mapa da cidade de Uberaba, os pontos que contém os principais problemas discutidos, resultando nesse mapa:

Laranja - Vazios Urbanos
Amarelo - Habitação
Rosa - Fenômenos Urbanos
Verde - Mobilidade
Azul - Infra-estrutura
-
Em termos de Habitação os problemas encontrados foram: mercado imobiliário, setorização, zonas periférias
-
Finalizada a etapa de mapeamento sugerimos propostas para solucionar os problemas de cada aspecto discutido, foram diversas propostas, em relação à habitação foi sugerida uma solução geral, inspirada no movimento utópico italiano, Superstudio, em que a posse por bens materiais inexiste, não tendo necessidade de se ter uma propriedade ou um único local para se viver. A sociedade se caracterizaria como nômade e imaterial, vivendo em completa harminia entre si e com a natureza.


MURAL DE TRABALHOS:


VISUALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO
A visualização da informação é um recurso datado do período antes de Cristo e é um meio de apresentar as informações baseadas em um contexto histórico atendendo a um paradigma de escrita e linguagem.
Este recurso tem por finalidade potencializar a apropriação de informação pelo usuário, por meio de recursos gráficos com a computação gráfica interativa que permite a melhor compreensão de um conjunto de dados.
Sites que utilizam a visualização da informação como instrumento para fornecer seu conteúdo e que foram estudados em sala:
Esse site possibilita a visualização de um mapa que gera informações sobre os domínios de internet de todo o mundo, separando os países em cores e a importância do site em tamanhos, sendo que os maiores são domínios estadunidenses como google.com, facebook.com, yahoo.com e youtube.com.

O Fogo no Barraco foi idealizado a partir do aparecimento de incontáveis incêndios nas favelas paulistanas. Assim através do mapa de São Paulo são registradas a localidade do focos de incêndios, é um estudo preliminar para futuramente correlacionar o início dos incêndios com possíveis interesses na área.

Warburg
Aby Warbug foi um historiador alemão que realizou o Atlas Mnemosine, seu trabalho mais importante que compõe-se em uma sistematização de imagens com pouco ou nenhum texto e pretendia estabelecer cadeias de transporte de imagens e linhas de transmissão de características visuais através dos tempos. Todo seu trabalho constituiu o Instituto Warburg.

Atlas Mnemosine
Outros exemplos pesquisados:
O NEWSMAP é uma ferramenta que muda constantemente em função das notícias que estão sempre sendo agregadas ao Google News. O tamanho dos blocos refletem a popularidade de uma determinada notícia naquele momento.

O crazzy egg é uma ferramenta muito útil para quem possui uma página ou um blogg, pois ela permite a visualização do comportamento dos usuários de tais páginas. Através de um Mapa de Calor são mostradas as seções mais populares, representadas na cor vermelha, assim pode-se entender as preferências dos visitantes.

LINHA INTERATIVA COM A HISTÓRIA DO IMPÉRIO BRITÂNICO
Site criado pela BBC que permite, de forma dinâmica e simples, visualizar a linha do tempo do Império Britânico.


LISTA DOS GANHADORES DO PRÊMIO NOBEL
Esse site oferece listas de informações referentes à todos os ganhadores do Prêmio Nobel até hoje, sendo separados por categorias como: o tipo de prêmio, gênero, país, década e ano.

É uma interface que permite visualizar a evolução dos nomes de bebês através do tempo. Assim é possível verificar quais nomes foram mais populares em determinada época assim como se existem padrões ou tencências cíclicas em relação à escolha de nomes. Por enquanto só existe a versão americana da ferramenta.

Essa ferramenta cria gráficos a partir da variação das composições de músicas, sendo possível cruzar mais de uma música ou ainda fazer upload de músicas próprias.


A musicovery foi idealizada como uma ferramenta que proporciona ao usuário a descoberta de novas músicas através de elementos como estilo, gênero e ano. Além de aprofundar a busca em relação com o que você pesquisou inicialmente.


A música inicia-se automaticamente quando se passa o mouse em cima do ícone circular.
A Stock Market Planetarium é a representação do mercado de ações através de pontos luminosos, como o espaço. Quanto mais uma ação de uma empresa é negociada mais luminoso fica o ponto.

O Gapminder é uma base de dados estatísticos mundiais, coletadas há 30 anos que informam desde a distribuição de riqueza à emissão de CO2. A ferramenta oferece dados estatísticos comparativos e evolutivos entres um grupo de países e podem ser montados pelo usuários de acordo com suas necessidades quanto à localidade e à informação. Pode-se interagir com os gráficos fazendo animações para melhor compreensão dos indicadores.


Visualização da Informação em vídeos
Vídeo que mostra gráficos em tempo real sobre atividades em Singapura.
Vídeo que mostra a posição e direção dos ônibus em Roma.
Vídeo que mostra as ligações feitas para/de Nova York.
-
DESIGN PARAMÉTRICO: essa nova etapa do programa de estudos se torna mais complexa e foi trabalhada em sala com várias atividades, como o MAPA MENTAL e uma apresentação de exemplos de arquiteturas paramétricas .
Experiência de modelagem com Rihnoceros e Grasshopper
A última atividade proposta em sala pelo professor Gutierrez foi uma rápida introdução em como utilizar os programas Rihnoceros e Grasshopper, importantes ferramentas na arquitetura paramétrica. Começamos formulando simples objetivos e na última aula idealizamos um objeto mais complexo através de diversos comandos.
Etapa I: Os dois programas trabalham de maneira integrada, quando digita-se um comando no Grasshopper o mesmo é repetido no Rihnoceros mostrando a forma real do objeto. Assim nessa primeira etapa desenhamos uma curva no Rihnoceros e a relacionamos com o comando CURVE no outro programa.

Etapa II: Com o comando MIRROR foi possível duplicar a curva de maneira espelhada e com o comando XZPLANE posicionamos a curva criada no plano correto.

Etapa III: Nessa etapa criamos divisões na curva usando dois comando DIVIDE CURVE em que um foi conectado ao CURVE e outro ao MIRROR, para dividir ambas as curvas. Com o NUMBER SLIDE é possível controlar o número de divisões.

Etapa IV: Criamos o comando LINE e o conectamos aos dois DIVIDE CURVE para ligar as divisões das duas curvas.

Etapa V: Com o comando EVALUATE CURVE as linhas que ligam as curvas são dividas no meio.

Etapa VI: Foram criados os comando MOVE e UNIT Z para mover os pontos que dividem as linhas no meio no eixo Z, ou seja, para cima e para baixo.

Etapa VII: Com o auxilio dos comandos DIVISION A/B e LENGHT conectada à LINE foi possível elevar os pontos médios do objeto, controlado pelo NUMBER SLIDE.

Etapa VIII: Nessa estapa é feito o arco que liga as linhas e passa pelos pontos intermediários com o comando ARC 3PT conectando o Point A com o DIVIDE CURVE da primeira curva, o Point B com o MOVE e o Point C com o DIVIDE CURVE da segunda curva.


Etapa IX: É feito o comando LOFT que cria uma superfície nos arcos criados anteriormente.

Etapa X: Clicando com o botão direito do mouse aparece diversas opções de ferramentas, clicando no rosto com venda as linhas desaparecem deixando visível apenas a superfície do arco.

Resultado Final:

